Como se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes com o inbound marketing
Seja diferente, atraia novos clientes com o inbound marketing
Para se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes nos dias atuais é muito importante investir em marketing digital. A integração entre as áreas de vendas e de marketing é uma tendência muito forte e isso tem sido observado nas grandes empresas que hoje despontam no mercado.
As novas ferramentas e os modelos de otimização de marketing, como o Inbound Marketing e a Automação de Marketing, estão começando a ganhar interesse aqui no Brasil. E sim, esse trabalho tem se tornado comum entre as empresas, pois essas ferramentas são uma grande otimização de resultado e custo/beneficio e, as empresas que adotaram esse tipo de lógica estão expandindo cada vez mais.
Mas, o que é o Inbound Marketing?
Existem várias traduções para o português do Inbound marketing, mas, a melhor delas é: “o novo marketing”. O Inbound é uma estratégia inovadora que rompe com os antigos conceitos de marketing e traz uma nova visão de trabalho, que se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que seus potenciais clientes te encontrem e te procurem.
O Inbound Marketing foca seus esforços em atrair e conquistar pessoas certas fazer com que eles te encontrem e que você se comunique com eles, entenda as suas necessidades, ou seja, busca o público alvo e os leads qualificados que realmente tenham interesse nos serviços/produtos que a sua empresa oferece.
Mas o Inbound Marketing é maior…
O Inbound marketing possui como um de seus pilares o marketing de conteúdo, se concentrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Para isso, é preciso alinhar o conteúdo com os interesses do seu público-alvo, assim você atrai o tráfego de entrada e então, pode converter em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente.
Em outras palavras, o Inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover um negócio.
A metodologia do Inbound marketing
Adaptada a atual situação de mercado e aos atuais hábitos de compra dos consumidores, a estratégia combina a criação de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada nas seguintes ações:
- Atrair o tráfego de visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Fechar leads em clientes;
- Fidelizar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Todas essas ações são integradas (SEO, blog, mídias sociais, e-mail marketing, landing pages, etc), são configurados um sistema de automação de marketing e tudo é monitorado pela ferramenta que fornece dados para mensurar e analisar cada ação e seus respectivos resultados, para que as táticas sejam aprimoradas continuamente.
É uma estratégia complexa, focada no público-alvo, planejada e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo da sua empresa e fazer esses leads passarem por todas as etapas do funil de venda até estarem prontos para se tornarem um cliente, e depois, clientes satisfeitos começa o processo para fidelizá-los.
Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e não interruptivo. Assim, ele ganha a atenção dos potenciais clientes e conduz os consumidores para o seu site, através da geração de um conteúdo que o seu público-alvo considera relevante.
Dessa forma, o Inbound marketing ajuda a consolidar uma marca e capturar mais leads qualificados, além de colaborar para a conversão desses leads, aumentando o número de clientes e mensurando os resultados.
O que um Sistema de Automação de Marketing entrega, afinal?
Muitas coisas. Mas fundamentalmente:
- Alinhamento e definição dos papéis de Marketing e Vendas
- Fluxos de comunicação automatizados;
- Gerar mais leads com sistema de lead score para encontrar novas oportunidades;
- Aumentar a taxa de fechamento de negócios através de leads qualificados;
- Cross sell / up sell / retenção;
- Vender produtos adicionais (cross selling);
- Vender sempre e por mais tempo;
- Vender mais do mesmo produto / serviço;
- Segmentar conteúdo um-a-um;
- Aumentar taxas de abertura e conversão dos e-mails e ofertas;
- Diminuir a taxa de abandono do carrinho de compras;
- Diminuição de custos de Marketing;
- Medir o custo de aquisição de clientes;
- Maior controle com os números proporcionando mensurar e comprovar ROI;
- Rastrear atividades e captura informações dentro e fora do site;
- Criar e fazer a gestão de campanhas e suas interatividades em diversos canais e momentos;
- Integrar com CRMs para melhorar o gerenciamento de clientes.
- E muito mais…
Quer saber como está a condições da sua empresa em relação às ações de marketing digital? Clique aqui para fazer uma avaliação grátis.
Gostou da nossa informação? Então nos ajude a divulgar. Compartilhe!