5 erros em PPC que consomem seu dinheiro
Erros em PPC que você não deve cometer em suas campanhas
Todo bom empresário deve considerar cuidadosamente onde cada um de seus reais serão investidos em suas estratégias de marketing. Nenhum centavo pode ser desperdiçado se você planeja ter retornos na operação do seu negócio.
Acredito que a maioria dos empresários de PMEs comprometidos com sua empresa tenha um Plano de Negócio para direcionar onde seu orçamento de marketing deve ser alocado para obter um melhor retorno do seu investimento.
Infelizmente, a maioria dos empresários brasileiros não tem uma compreensão mais tênue sobre como implementar uma estratégia de marketing digital com sucesso.
Publicidade de Paga-por-Clique (PPC) ou Link Patrocinado é uma das modalidades mais populares para as empresas alavancarem seu marketing online. E por ser mais populares é comum o empresário cometer erro em PPC. Porém quando executado corretamente, é incrivelmente eficaz e tem baixo custo.
Quando criado para a persona que você tenha definida, os anúncios de PPC fornecem recursos de segmentação refinada que favorece direcionar o tráfego mais relevante para seu site.
Muitas dessas pessoas acabarão por se tornar clientes pagantes.
Um erro em PPC que é mais cometido é quando as páginas não está otimizado corretamente, no entanto, essas campanhas podem queimar seu orçamento mais rapidamente do que um incêndio furioso e deixá-lo frustrado, esgotando seus recursos.
Para evitar que cometas erros em PPC, separei cinco armadilhas mais comuns para deixar você ciente do que que é mais recomendado executar.
1. Conteúdo incorreto
Este é o problema mais frequente e mais fácil para evitar erros em PPC na suas campanhas.
Não é segredo que escrever um conteúdo interessante para os seus anúncios é uma tarefa desafiadora. No entanto, é essa área que você deve dominar se deseja gerar resultados significativos com o PPC ou Link Patrocinado.
Elaborar um conteúdo que atende aos requisitos mínimos para indexação das palavras nas buscas, afim de que os usuários cliquem na palavra-chave das buscas parece uma façanha super-humana, mas existem várias práticas recomendadas que podem ajudá-lo a parecer um experte nesta habilidade.
O título do seu anúncio precisa capturar pessoas de imediato, por isso não deixe de colocar suas informações mais importantes e atraentes aqui. Além disso, incorpore a sua palavra-chave ou frase principal, pois este é o coração do que as pessoas procurarão, para que seu anúncio seja exibido.
Os outros campos de seu anúncio devem ser reservados para informações suplementares, como os principais recursos de um produto, os benefícios obtidos com sua oferta, fatores diferenciadores e CTAs como “Comprar agora” ou “Saiba mais“.
Isso sempre requer alguma prática para conseguir fazer direito, mas com uma pesquisa aprofundada e um teste A/B adequado, provavelmente irá contribuir para o sucesso da sua campanha.
2. Menor segmentação de palavras-chave
As palavras-chave que você determina e que deve ser buscada para sua marca são de extrema importância porque é assim que os pesquisadores online encontrarão seus anúncios.
O que a maioria dos anunciantes não consegue reconhecer é que 90% das palavras-chave PPC nunca se convertem. O resultado disso é que seu orçamento aplicado nas frases não produzirão nada em troca.
Para evitar essa catástrofe, classifique suas palavras-chave entre as quais foram executadas por pelo menos 90 dias. Entre as que converteram, classifique as que produziram resultados mínimos e as que não surtiram nenhum resultados e essas você deverá pausar as frases, porque elas se mostraram inúteis.
3. Gastos em correspondência ampla
As plataformas de publicidade de PPC como do Google Adword tem como principal função o uso de termos correspondentes de palvras-chave. Cada tipo de correspondência aciona a exibição do seu anúncio para a pesquisa de um cliente de uma forma diferente. São quatro os tipos de correspondências que acionam seu anúncio: correspondência ampla, modificador de correspondência ampla, frase e correspondência exata.
Esses tipos de correspondência determinam como suas palavras-chave serão acionadas às várias consultas, sendo que cada termos aplicados das categorias acima poderão tornar a busca mais refinada.
Em geral, quanto mais amplo for o tipo de correspondência, maior será o potencial de geração de tráfego da palavra-chave, uma vez que seus anúncios poderão ser acionados com mais frequência. Já um tipo de correspondência mais restrito fará com que os anúncios sejam exibidos com menos frequência. No entanto, a probabilidade deles estarem mais relacionados à pesquisa do usuário é maior.
Quando você entende essas diferenças, fica mais fácil escolher as opções certas, evitará o erros em PPC e otimizará o retorno do seu investimento.
Se você está investindo em termos de correspondência ampla, é mais provável que você esteja jogando dinheiro fora.
A correspondência ampla geralmente pode resultar na exibição de seus anúncios em consultas completamente não relacionadas. Por exemplo, se o seu site vender plantas de casa, pode aparecer para alguém que procura informações sobre como cuidar de plantas de casa que já possuem. Esse usuário não fará nenhuma conversão nessa palavra-chave.
A finalidade da combinação ampla é dirigir o volume. O problema, no entanto, é que uma parte minúscula desse tráfego realmente se converterá. Por isso, seu tempo (e dinheiro) será mais bem investido otimizando a frase e as correspondências exatas.
4. Ignorar extensões de anúncio
As extensões de anúncio são um aspecto fundamental da publicidade de PPC que os comerciantes e os donos de empresas não conseguem implementar e as tornam erros em PPC.
O Google quer tornar a jornada do cliente o mais fácil possível; Por isso, a empresa oferece uma variedade de tipos de extensão sem custo. Nas próprias palavras do Google:
“. . . As extensões adicionam dados empresariais úteis abaixo dos locais de anúncios, links adicionais, preços e muito mais. Por esse motivo, as extensões são recomendadas para quase todos os anunciantes do AdWords usando anúncios de texto na Pesquisa. “
As extensões permitem que os anunciantes ocupem um melhor ranqueamento nos SERPs pelas informações extras, como a divulgação de contato, preços, revisões e outros detalhes que podem ajudar na conversão.
Este aspecto, que empresários costumam cometer com erro em PPC, pode melhorar significativamente o desempenho da sua campanha, portanto, não ignore as extensões dos anúncios.
5. Desmerecer as palavras-chave negativas
Selecionar as palavras-chave corretas é fundamental para o sucesso de uma campanha publicitária. O que é igualmente imperativo, no entanto, é implementar as palavras-chave negativas corretas.
As palavras-chave negativas são essencialmente fundamental para definir limites no seu conjunto de anúncios. Essas palavras refletem pesquisas que você não deseja que seus anúncios de PPC se mostrem. Usando o exemplo das plantas novamente, você pode garantir que seu anúncio no site das casas não apareça para pesquisas do jogo “Plantas vs Zombies”.
Embora esta característica seja muitas vezes ignorada, é uma das ferramentas de otimização de PPC mais poderosas à sua disposição.
É fácil ver como uma campanha de PPC não otimizada pode rapidamente sair fora de controle e fazer seus anúncios despenderem muito dinheiro. Acredito que nenhum empresário apoia isso. Ao se concentrar nesses aspectos muitas vezes negligenciados da publicidade de Link Patrocinado, você pode desenvolver uma campanha que atende anúncios relevantes às perspectivas mais aplicáveis.
Se sua empresa quer evitar os erros em PPC e fazer uma campanha correta tendo um resultado do ROI satisfatório o melhor a fazer é contar com especialistas em campanhas de PPC pois eles tem experiência e dominam as táticas para criar anúncios que convertem. A Divulggare tem mais de 5 anos de experiência em gestão de Adwords. Fale conosco, clique aqui, que podemos implementar uma campanha matadora em sua estratégia de marketing online.