6 principais tendências da hotelaria 2019
Jáestamos no meio do ano e acompanhar as tendênciasda hotelaria 2019, as novidades do mercado e as mudanças nocomportamento do turista são uma ação fundamental para continuar oferecendoserviços relevantes aos seus hóspedes.
São centenas de novas tecnologias e ferramentas queprometem ser a “solução perfeita” para o seu hotel.
Pensando exatamente em te ajudar, compilamos as:
6 tendências de marketing digital para hotelaria em 2019.
1 – Vídeos Online
Não é novidade para ninguém que os vídeos estãotomando conta da internet.
Com a disputa cada vez mais acirrada pela atençãodos usuários da internet, os vídeos se destacam pela forma de entregar oconteúdo. E para o mercado hoteleiro, trabalhar com estratégias de vídeos éfundamental para inspirar, atrair, converter e engajar seus futuroshóspedes.
Compartilhar os atrativos, as experiências e osdiferenciais do seu meio de hospedagem e/ou do seu destino, fazem toda adiferença na hora de chamar a atenção e fazer com que o viajante decidaefetuada a reserva com o seu hotel.
Curiosidade:
- 80% do consumo global de internet em 2019 é conteúdo de vídeo.
- 75% das pessoas visitam o site do anunciante após visualizar o vídeo.
- Um vídeo no Facebook gera 10 vezes mais engajamento do que posts textuais.
Vale lembrar que diferente de uma mídia tradicionalcomo a TV, o seu hotel não precisa investir milhares de reais para a produçãode um vídeo. Atualmente, é possível produzir bons vídeos online comequipamentos mais simples, como celulares e câmeras do tipo GoPro.
2 – ChatBot: A Inteligência Artificial no Seu Atendimento
Desde o ano passado, os chatbots ou robôs deatendimento estão sendo desenvolvidos para ajudar negócios a escalarem os seuscanais de atendimento.
Isso porque a maioria das dúvidas e perguntasfeitas pelo visitante do seu site ou da sua página no Facebook, por exemplo,são muito próximas ou até mesmo as mesmas.
Com isso, é possível programar respostasautomáticas de acordo com a necessidade de cada pessoa que está interagindo comos robôs.
Além de otimizar o tempo de seus colaboradores quepodem (e devem) estar focados em outras funções “não repetíveis”, como “ ondefica a pousada? ” Ou “ o hotel aceita cachorros? “, os chatbots fazem com que oseu tempo de resposta seja mais rápido e não deixe ninguém esperando horas ouaté mesmo dias para ser atendido.
Vale lembrar que esses robôs servem para outrasfunções, como, por exemplo: se comunicar os fãs da sua página noFacebook, compartilhar pacotes e promoções e avisá-los sobre comunicados e avisosimportantes.
Ter uma estratégiapor trás dessa inteligência artificial é fundamental para o sucessodo seu chatbot.
3 – O Mundo na Palma das Mãos
Em média o brasileiroutiliza o celular 78 vezes ao dia.
Está mais que evidente que os nossos celulares sãoobjetos essenciais em nossas vidas. Seja para pedir um lanche ou até mesmo paraefetuar uma reserva em um hotel. Estamos sempre com os nossos celulares porperto.
E o seu hotel ainda não está priorizando osmartphone na hora de se comunicar? Ou está perdendo a maioria das pessoas queacessam a internet atualmente?
- Trabalharcom imagens e vídeos no formato vertical;
- Possuirum site responsivo (adaptável para tablets e smartphones);
- Publicartextos em fontes maiores;
- Terpáginas com leves para um rápido carregamento;
Esses são alguns exemplos de ações para melhorar aexperiência do usuário em consumir e se engajar com os seus conteúdos atravésdo celular.
4 – As Personas
Uma das maiores tendências de marketing digitalpara hotelaria em 2019 é conhecer profundamente a sua Persona (público-alvo)para promover experiências únicas para ela.
Desde o momento que ela ainda está conhecendo sobreo seu hotel nas redes sociais até o seu relacionamento pós check-out, é precisoser específico e assertivo na comunicação.
É necessário entender toda a jornada de compra doviajante, para ser eficiente na hora de se comunicar com seus futuros hóspedes. Entender a linguagem que o seu públicoutiliza, que horas ele costuma a acessar a internet, por qual canal ele maisinterage, quantos dias em média ele efetua uma reserva, até os seus maioressonhos e as suas maiores dores.
E como você pode entender melhor o seu público?Pesquisas, observação de comportamentos (online e off-line), ferramentas deanálises e afins.
O resumo é: seu (futuro) hóspede quer saber se vocêrealmente o conhece, se sabe o que ele precisa e se irá ofertar no momento emque ele precisa.
5 – Automação de Marketing
Um dos maiores desafios dos hoteleiros é secomunicar com as pessoas que pesquisam preço e disponibilidade em seus motoresde reservas, mas acabam “indo embora” e não efetuam a reserva.
É exatamente aonde a automação de marketing entra e se torna cada vez mais realidade para diversos hotéis em 2019!
Isso porque através dessas automações, épossível enviar e-mails automáticos e segmentados deacordo com suas pesquisas no motor de reservas.
Com as automações de marketing, após uma consultaser deixada no “carrinho”, o site/motor de reservas, é configurado um e-mailautomático para ser disparado X dias depois dessa pesquisa.
Conforme a sua interação com esse e-mail (que podeser um envio de um material gratuito sobre “o que fazer no destino”), é enviadomais um e-mail alguns dias depois com uma oferta especial para reservar com oseu hotel naquele momento.
A quantidade de e-mails e o que será enviado, assimcomo o intervalo de tempo entre os e-mails são pré-configurados e após aativação, tudo funciona automaticamente!
Lembrando que é preciso ter um bom especialista emmarketing digital para elaboraras melhores estratégias para que essa e outras automações funcionemda maneira mais eficiente possível.
6 – Alinhamento Entre Marketing x Vendas
O que antes era feito de maneira reativa, hoje épreciso ter ações mais proativas para alavancar o número de reservas.
O que isso quer dizer? A sua equipe de marketingprecisa estar bem alinhada com a sua equipe de vendas para trabalharem em umobjetivo em comum: aumentar a quantidade de leads (contatos) qualificados paraabordagem do comercial.
Estar atento as pessoas que visitam determinadaspáginas de pacotes ou que comentam em posts nas redes sociais e interagindo comelas, é uma excelente maneira de iniciar o processo de uma venda (reserva).
Logo, o que antes não tinha a devida atenção, hojeesse cenário muda. Os hotéis precisam estar cada vez mais engajados com seupúblico para elevar a quantidade de leads ao time comercial. Principalmente osmais interessados, que muitas vezes são esquecidos no Direct do Instagram, emum comentário no post do Facebook e até mesmo em um e-mail sem resposta.
Só assim é possível os gestores acompanharem o queestá ou não está tendo um retorno positivo e posteriormente investir nasmelhores ações de marketing e vendas para o seu hotel.
Conclusão
São muitas tendências de marketing digital para hotelaria em 2019, algumas já são realidades em alguns hotéis, mas todas absolutamente importantes para o crescimento do seu negócio.
Elas irão ajudar a crescer não somente a sua taxade ocupação, mas também as suas reservas diretas, isto é, o seu lucro!
Gostou das nossas tendências? Quer ter um time especialista emmarketing digital para hotelaria trabalhando em prol dos seus resultados?
Essa é a sua chance de fazer de 2019 o melhor ano para o seu hotel atingir resultados incríveis. Clique Aqui e Entre em contato conosco!